É fundamental que o calçado dê estabilidade para um corredor
Quando se fala em tênis para corrida, deve-se levar em conta dois tipos de corredores. Um deles é o atleta, geralmente competidor, e o outro é o que corre para melhorar sua condição cardiovascular. No primeiro caso, os tênis são feitos para absorver o mínimo de impacto, pois o esforço do atleta conta no desempenho final da atividade física. Já quem não tem pretensão de vencer competições deve ter um tênis com absorvedores de impacto.
— O impacto no movimento da corrida produz vibrações de alta frequência e isso é prejudicial para a saúde, porque atinge a estrutura músculo esquelética. São essas vibrações que produzem tendinites e fraturas por estresse — explica o doutor em Biomecânica, Aluisio Avila.
Avila afirma que algumas marcas de tênis divulgam o índice de absorção de impacto na etiqueta do produto. Além desse requisito, é fundamental que o calçado dê estabilidade para um corredor, para que ele não provoque uma pronação excessiva do calcânio (quando se vira o calcanhar para dentro), o que provoca a rotação da tíbia.
— A escolha do calçado inadequado induz a rotação interna do calcanhar (pronação), que, por sua vez, atinge o joelho, causando dores que poderiam ser evitadas — conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário