Nutricionista recomenda atenção aos rótulos dos alimentos e alerta quanto à gordura animal
Em uma alimentação saudável e preventiva quanto a doenças cardiovasculares e colesterol elevado as gorduras saturadas (de origem animal) devem ser substituídas por gorduras mono e poliinsaturadas (de origem vegetal).
De acordo com a nutricionista Maria Carla Leone, alguns derivados animais, como banha e manteiga, são ricos em gorduras consideradas ruins. A troca desses alimentos por outros de origem vegetal, como óleo de girassol e margarina, são medidas simples, mas que fazem diferença.
— Olhando o rótulo dos alimentos, o consumidor consegue observar a quantidade e quais são os tipos de gordura presentes. Essa é uma orientação importante, pois ajuda a diferenciar quais margarinas do mercado representam escolhas mais saudáveis, por exemplo — recomenda.
A nutricionista afirma que vale comparar as tabelas dos produtos que muitas vezes podem apresentar grandes diferenças. Algumas margarinas têm até 80% de gordura, sendo que outras apresentam apenas 35% do composto em sua fórmula. As que têm menos gorduras, em geral, são uma opção melhor para quem quer perder peso já que possuem menos calorias.
Entre os benefícios para os que escolhem os tipos certos de gordura, está a diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL), que contribui para a saúde cardiovascular de forma geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário