Não beber muito líquido durante a refeição é uma das orientações
Cuidar do trato intestinal também é essencial para manter a saúde do corpo. Segundo a nutricionista Michelle Ferreira De Simone, muitas pessoas se preocupam apenas com o alimento que consomem e esquecem do mecanismo que irá transportar os nutrientes para dentro do corpo humano.
— É o trato digestivo que fornece ao organismo, suprimentos contínuos de proteínas, carboidratos, vitaminas, ou seja, qualquer tipo de nutriente e eletrólito — afirma Michelle.
A saúde do sistema digestivo começa na boca. Dentes saudáveis nos ajudam a triturar, separar e misturar adequadamente os alimentos que ingerimos, começando por aí uma boa digestão.
Dicas para ajudar na performance do trato gastro intestinal:
:: Não consuma mais que um copo de 200ml de líquido durante a refeição, pois irá dificultar a ação das enzimas e suco gástricos, diminua essa quantidade quanto mais liquida a refeição.
:: Consuma legumes, verduras e frutas, para que estas forneçam, além dos outros nutrientes, as fibras, estimulando os movimentos peristálticos do intestino, diminuindo o colesterol, possibilidade de câncer e absorção de gorduras e glicoses.
:: Faça a higiene bucal corretamente com escovação e fio dental.
:: Não durma logo após uma refeição. Prefira fazer uma caminhada leve para facilitar a digestão.
Confira as funções de cada etapa da digestão
:: Boca - Ação de enzimas como amilases que degradam o amido, trituram, umidificam e misturam os alimentos.
:: Esôfago - ocorrem os movimentos peristálticos que encaminham o bolo alimentar para o estômago.
:: Estômago - Separa, mistura e envia o bolo alimentar para o intestino delgado, produz suco gástrico, para ajudar na digestão dos alimentos, lubrifica o bola alimentar, mata bactérias. Ocorre a ação de enzimas proteolíticas em maior quantidade.
:: Intestino delgado - Absorção dos micro e macronutrientes.
:: Intestino grosso - absorção de água, concentração de resíduos sólidos (fezes) para eliminação.
:: Ânus - Eliminação das fezes.
Fonte: Michelle Ferreira De Simone
Nenhum comentário:
Postar um comentário